Orange is the New Black - Peper Kerman

Orange is the New Black - Peper Kerman

Leia mais

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

Leia mais

Lolita - Vladimir Nabokov

Lolita - Vladimir Nabokov

Leia mais

A La Malar

A La Mala

Leia mais

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Leia mais

domingo, 1 de maio de 2016

O tempero certo de um bom livro - A Moça de Copenhage ou A Garota Dinamarquesa de David Ebersboff

Fonte: http://indicalivros.com

AUTOR: David Ebershoff
EDITORA: Rocco
ISBN: 978856843244-0
LANÇAMENTO: 2000 nos EUA, 2001 no Brasil
NÚMERO DE PÁGINAS: 336


  O casal de pintores Einar e Greta Wegener leva uma vida aparentemente normal, quando, determinada tarde, na falta de uma modelo para que possa concluir uma obra, Greta pede ao marido que vista algumas peças femininas e pose para ela. Atendido este pedido, algo transforma para sempre a vida do jovem casal Wegener. O que começa como mera brincadeira acaba se tornando uma rotina para os dois e, à medida que Einar desaparece na lembrança, fica claro que uma escolha terá de ser feita. Uma trama ousada que transcende os limites de sexo, gênero e localização histórica, A moça de Copenhague nos desafia a descobrir o que fazer quando alguém que amamos quer mudar.



Fico sem palavras para dizer o quanto apreciei cada minuto lendo este livro, mas cada minuto mais triste. Garota Dinamarquesa (A Moça de Copenhage, no lançamento original antes do filme) é um livro publicado em 2000 nos EUA, na entrada do novo século e do novo milênio e, apesar de ter sido premiado na época, só foi ganhar os olhos do público com a adaptação para o cinema, que estreou no final de 2015. Depois de ouvir diversas críticas sobre o filme (que ainda não vi), optei por ler esse livro.

Já no começo do livro, o autor, David Ebershoff, avisa que a obra não é totalmente fiel à história real, havendo muitas partes em que ele mesmo imaginou sobre Einar (lê-se Ái-nar) e a mudança total sobre Greta (seu nome na verdade é Gerda, mas foi traduzido para agradar o público americano), que na vida real é dinamarquesa, no livro ela é uma americana de Pasadena (como o autor).

A história é dividida em quatro partes, as duas primeiras são dedicadas ao desenvolvimento e transformação interna de Einar Wegener em Lili Elbe. A terceira e quarta partes, se passam no período da cirurgia de redesignação sexual de Lili. A construção da narrativa é muito interessante e imagino que seja uma experiência única pra cada leitor, e é necessário ter MENTE ABERTA para poder aproveitar o livro. Digo isso porque como sou cis tive dificuldade em empatizar com o dilema de Einar, o que fez com que eu achasse a primeira parte do livro um pouco monótona e repetitiva, então algumas pessoas podem encontrar mais dificuldade em lê-la ou não. Mas isso não é um defeito do livro, na verdade é uma parte essencial para entender o quão complexa é a questão de gênero. Não se trata de um botão de liga e desliga, é uma questão psicológica profunda, a qual ainda temos problemas para analisar, mas isso não justifica não aceitá-la. Por isso repito: mente aberta.

A história se passa na Europa e narra a vida de Lili Elbe, que antes se chamava Einar Wegener, um pintor professor da Academia Real Dinamarquesa de Arte, casado com Greta Wegener, que era sua aluna. Um belo dia, Greta, que era pintora de retratos, pediu ao marido que se vestisse de mulher e posasse para que ela terminasse um quadro. Encantada com o visual do marido, resolve chamar aquela persona de Lili. Einar, embora nervoso com as primeiras vezes que teve que se vestir de mulher, começa a vestir-se como Lili, sair como Lili, assumindo uma personalidade completamente diferente, que seria seu verdadeiro eu. Com o tempo, Greta percebe que essa era a verdadeira identidade de Einar e começa a apoiá-la. Ao longo da história, fica mais claro para Einar que sua vida não pode ficar dividida entre duas pessoas diferentes no mesmo corpo e que precisava encontrar um meio de “sanar” seu estado mental. Depois de recorrer a vários médicos, dentre eles um que usou radioterapia e outro que apresentou a lobotomia como uma solução “inovadora” para esse tipo de “transtorno”, Einar é apresentado ao Doutor Bolk, um médico alemão que desejava testar a cirurgia de redesignação sexual.

Vários personagens secundários são apresentados na história, como Henrik, o interesse amoroso de Lili, Hans Axgil, amigo de infância de Einar, Carslile, irmão de Greta, que a apoiam em sua jornada pelo seu corpo. Eles dão tempero à história, mas isso só esconde o sabor amargo da realidade, porque no fim das contas tudo parece muito fantasioso. Passei uma boa parte do livro me preocupando com o sofrimento de Lili, o preconceito que provavelmente ter sofreu e o assédio de que foi vítima por obra da imprensa após realizar a cirurgia. Mas o autor tenta nos passar a mensagem de que está tudo bem, de que Lili está cercada por um grupo de amigos receptivos, onde ninguém acha estranho ou fica espantado quando seu segredo é revelado, onde nada de ruim acontece, como se a mentalidade dos personagens da década de 30 fosse tão aberta quanto a do século XXI - se não mais. Isso simplesmente não parece real e não permite a quem está lendo se identificar com a personagem. Porém é também desse tempero que queremos sentir o gosto quanto mais nos aproximamos do desfecho da história. Estamos tão apaixonados por Lili e sua conquista que ficamos apreensivos com o final do livro se aproximando. Esse, pra mim, é o sabor de um bom livro.

 

Um comentário:

  1. Adorei a resenha, Lu! <3 Já até peguei o livro aqui pra ler, só falta parar de procrastinar, hahahaha.

    ResponderExcluir