Orange is the New Black - Peper Kerman

Orange is the New Black - Peper Kerman

Leia mais

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

Leia mais

Lolita - Vladimir Nabokov

Lolita - Vladimir Nabokov

Leia mais

A La Malar

A La Mala

Leia mais

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Leia mais

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Eu Trans: A Alça da Bolsa - Jô Lessa

Fonte: Saraiva

AUTOR: Jô Lessa
EDITORA: Metanoia Editora
ISBN: 9788563439567
LANÇAMENTO: 
2014

NÚMERO DE PÁGINAS: 146
Parece ficção, mas esta vida é contada depois de 46 anos, onde "cada poro do corpo estava preso e sufocado", como diz o próprio autor.
Sem saber ao certo onde e quando nasceu, desconhecendo seus pais biológicos e seu próprio corpo, Jô é testado em situações limites: ainda menor, é expulso de casa, é internado na Febem, é obrigado a uma tentativa de cura num manicômio, para tratar do que nunca foi doença – sua transexualidade.
Apesar das violências físicas e simbólicas, Jô sai íntegro, criando linhas de fuga que o salvam da loucura, premiando-o com uma paternidade biológica.
Tive a alegria de poder conhecê-lo e ter-lhe servido de espelho para o seu próprio encontro.
Este livro mostra de forma exemplar que é o gênero que nos define e que, no caso, funcionou como uma alça, carregando todo o peso de um corpo que nunca foi sentido como seu.

Desde minha avaliação inicial de Eu Trans: a Alça da Bolsa, não resisto à tentação de lhe atribuir 5 estrelas, apesar de, passados alguns meses desde a leitura, admitir que talvez mereça um pouco menos... Talvez 4.75. De todo modo, apesar de já tê-lo lido há algum tempo, sinto que devo divulgá-lo em nosso singelo blog, então vamos ao que interessa.

Assim que terminei de assistir à entrevista de Jô no Canal das Bee, fui imediatamente a seu site comprar o livro, que já me parecera, pelo que foi discutido no vídeo, interessantíssimo. Não fui decepcionada.

Acredito que possa dizer que me apaixonei no momento em que abri a primeira página e vi uma dedicatória linda, escrita à mão, pelo próprio Jô. Comecei a me emocionar logo ali. Em seguida, veio o prefácio, que avisava aos leitores que não deveriam esperar uma linguagem áulica e rebuscada, e já se podia sentir a firmeza do autor, a força de sua personalidade e a leveza (de certo modo passional) com que escrevera o livro. É, de fato, esta linguagem prosaica e leve que confere um caráter excepcional ao livro, resultando em uma leitura leve e fluida que captura a atenção desde o primeiro momento.

Foi graças, em parte, a este estilo de escrita tão dinâmico que me vi devorando a história, como se não houvesse amanhã. Mas foi também graças ao conteúdo que não pude me conter em minha leitura. 

Estruturada como uma série de episódios nem sempre dispostos em ordem cronológica, esta é a dura história de autodescoberta de Jô. Uma história individual e única através da qual pode-se ver com clareza tanto o quão vis e preconceituosas as pessoas podem ser quanto o quão bons são alguns daqueles que cruzam nosso caminho diariamente. É uma trama que revela dores, violências, apagamentos, mas também coragem, força, luta, e transporta o leitor para uma realidade dura e cruel, fazendo-o se sentir de fato imerso nos acontecimentos. Um livro tocante e emocionante, mas também quase histórico e sociológico sem nem sequer pretendê-lo, na medida em que conta sobre a realidade da vida no interior de centros de recuperação para jovens infratores nos anos 80 e ao tratar da reação social frente ao protagonista e seu pertencimento a uma série de categorias minoritárias.

Apesar de esta primeira edição conter alguns erros - desde a formatação até a estruturação de certas frases -, a obra em si é fenomenal e uma oportunidade única de conhecer uma história emblemática, que consegue tratar da realidade de muitos através do relato de apenas um indivíduo. Foi uma honra ter lido a história de Jô e, se pudesse, gostaria de lhe agradecer por contribuir de modo tão significativo para a minha vida.
Escrito em: 27/12/2015
Editado em: 02/04/2016
Livro lido em: 26-27/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário