Orange is the New Black - Peper Kerman

Orange is the New Black - Peper Kerman

Leia mais

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

Leia mais

Lolita - Vladimir Nabokov

Lolita - Vladimir Nabokov

Leia mais

A La Malar

A La Mala

Leia mais

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Leia mais

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Açúcar Amargo - Luiz Puntel - Um tesouro da Vagalume

Fonte: www.saraiva.com.br

AUTOR: Luiz Puntel
EDITORA: Editora Ática
ISBN: 8508020481
LANÇAMENTO: 1996
NÚMERO DE PÁGINAS: 151


 


A jovem Marta tem sua vida transformada após um trágico acidente que culminou na morte de seu irmão. Abalado, seu pai Pedro decide mudar de cidade e viver da colheita da cana. Ele culpa Marta pela perda do filho e a impede de estudar. Os dois passam a viver constantes desentendimentos. Decidida, a jovem vai atrás de seus sonhos e enfrenta a dura realidade da vida como boia-fria, enquanto lida com as mudanças e desejos típicos da adolescência. Aos poucos, ela entende a necessidade e a importância da luta social para conquistar seus direitos.

Imagino que muita gente conheça a coleção Vagalume e que talvez essa coleção de livros fantásticos tenha sido o começo de uma grande paixão pela literatura. Quem não lembra daquelas capas antigas padronizadas, com a ilustração num colorido, a contra-capa com a lista de todos os outros títulos da coleção já lançados? E o Vagalume hippie das versões mais antigas e conversava com o leitor?

Li vários títulos da coleção quando eu era mais nova, mas deixei passar Açúcar Amargo, de Luiz Puntel e me arrependo por isso. Lembro-me que minha mãe tinha este livro. Via-o na prateleira quando era pequena, mas nunca achei a capa ou o título atrativos (claro, com meus oito anos, só gostava de ler Sítio do Picapau Amarelo). Na verdade, só fui introduzida à coleção Vagalume no ano seguinte, em que lemos A Ilha Perdida, de Maria José Dupré. Em uma das mudanças que fizemos, minha mãe e eu, esse livro acabou se perdendo. 

Este ano, porém, resolvi ler alguns livros da coleção Vagalume que consegui em PDF e decidi começar precisamente por Açúcar Amargo. COMO NINGUÉM INDICOU ESSE LIVRO NA ESCOLA? A obra é simplesmente sensacional, não só para uma aula de literatura, mas talvez para uma aula de geografia ou história, quem sabe. A trama gira em torno de Marta, uma menina de 14 anos que morava com os pais num pedaço de terra arrendado, mas teve sua família expulsa de lá devido à expansão da agroindústria canavieira. Já começamos com um tópico muito estudado nas escolas (ao menos na minha época, estudamos sobre os bóias-frias, o êxodo rural, produção alcooleira…). O autor aborda o assunto de uma forma que toda criança ou adolescente leitor possa entender, o que é um ponto positivo, pois não há nada de muito profundo, nem as explicações chatas de um livro de geografia.
Marta apanhando do pai após uma discussão. 
Mas a história vai além disso. Marta sofre grande rejeição de seu pai, Seu Pedro, por ser mulher e "não ser capaz" de ajudar na fazenda, tampouco nos canaviais. Para um livro de 1996, esperar-se-ia da protagonista uma atitude de remoer as injustiças e culpar o pai por tudo, fugir de casa e ser uma “rebelde sem causa”. Mas, porém, todavia, entretanto… Marta é uma feminista! É isso mesmo que você leu, em um livro antigo, escrito por um homem, uma feminista! Não estou dizendo que, só porque é velho, é arcaico, ou que, só porque é um autor, vai ter conteúdo misógino, mas foi algo realmente inesperado. Marta, ao longo da obra, por priorizar seus estudos em relação ao trabalho braçal e se recusar a ficar em casa para se tornar uma esposa submissa como sua mãe, entra em vários embates com o pai. De Seu Pedro não se podem esperar mais do que aquelas famosas frases medievais que muitas de nós já ouvimos: “lugar de mulher é em casa”, “não quero minha filha zanzando na rua à noite”. E, apesar de este tipo de diálogo poder até ser identificado em outras obras – eu mesma acho que já vi o conflito entre pai machão e filha rebelde no mínimo em quatro novelas diferentes – acredito ser interessante que este clichê esteja presente no livro, porque, no fim, Marta toma uma atitude funcional. Mas chega de falar da história, quase dei uns três spoilers de uma vez.

Um aspecto que pode dificultar a leitura para quem é mais velho (estou com 23 anos, no caso) é que o livro é todo feito para J-O-V-E-N-S, então você vai tropeçar em um romance adolescente, naquelas preocupações colossais com escola, crescimento pessoal, etc. Tentem relevar tudo isso para apreciar a obra. No geral, recomendo que leiam e recomendem para suas filhas, primas, sobrinhas, para a filha de uma amiga… Indiquem esse livro para uma jovem, mas pode ser ela não se identifique com Marta, talvez este livro tenha ficado ultrapassado. Talvez. Se tiver ficado, ainda bem que ser mulher não é mais um grande problema.

Um comentário:

  1. Oi Lu!
    Aaaaaaaaaaah como eu amo essa coleção vagalume!!!
    O primeiro livro que devorei até o final sem ter sido por "sugestão" da professora foi O FABRICANTE DE TERREMOTOS.
    #nostalgia
    =)

    ResponderExcluir