Orange is the New Black - Peper Kerman

Orange is the New Black - Peper Kerman

Leia mais

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

Leia mais

Lolita - Vladimir Nabokov

Lolita - Vladimir Nabokov

Leia mais

A La Malar

A La Mala

Leia mais

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow e Sonja Vukovic

Leia mais

sábado, 2 de abril de 2016

O Terceiro Travesseiro - Nelson Luiz de Carvalho

Fonte: wikipedia

AUTOR: Nelson Luiz de Carvalho
EDITORA: Edições GLS
ISBN: 9788586755439
LANÇAMENTO: 1998
NÚMERO DE PÁGINAS: 210
Baseado em uma história real, este romance desafia rótulos e hipocrisias, revelando os meandros de consciência de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece.

É incrível como um mesmo livro pode suscitar reações profundamente diferentes em seus diversos leitores e mais incrível ainda é a criatividade humana quando se trata de expressar sua indignação em relação a algo. Ao coro de indignados, junto-me agora.

"Não. Só não." define muito bem meus sentimentos, mas permitam-me explicar por que, nas palavras do autor do comentário previamente citado, "esse livro é todo errado". Alerto já que haverá spoilers, pois apenas através de exemplos é possível compreender o quão absurda e problemática é esta história, mas não se preocupem, adianto que minha única recomendação é para que fiquem o mais longe possível deste livro.

Pois bem, a história começa - mal, devo dizer - com dois jovens, Hermes e Renato, digo, Marcus e Renato que se descobrem atraídos um pelo outro e se envolvem. Não bastasse um início fascinante e absolutamente inovador, leia-se o sarcasmo, o leitor já se depara imediatamente com uma escrita superficial em que o autor nos diz o que acontece em vez de deixar a história contar a si mesma. Mas obviamente o desgosto não se limita à forma como os acontecimentos são relatados; o próprio conteúdo é problemático e superficial, tal como a escrita.

O primeiro dos muitos, muitíssimos pontos profundamente errados, se dá no fato de que, uma vez feito o sexo, Marcus já se refere a Renato como seu namorado. Não há diálogo para que se estabeleça que ali há uma relação estável, não há uma oportunidade na qual o consentimento é manifestado, não há sequer uma base factual sólida para qualificar a relação dos dois como romântica e bem definida. E não será a primeira nem a última vez em que as personagens são absolutamente incapazes dialogar ou em que o consentimento é, no mínimo, duvidoso.

Dentre os muitos ocorridos desta novela mexicana cheia de dramas, vale ressaltar também o maravilhoso momento em que o pai de Renato, após o filho revelar ser homossexual, lhe dá uma facada sem querer. Repito: sem querer. A explicação dada é esdrúxula, o fato em si é surreal e o todo é simplesmente ridículo. Mas quisera eu o livro se resumisse a cenas absurdas como esta, pois ao menos assim não seria o grande desserviço que é.

E eis aqui um ponto crucial: apesar de tratar do romance (a princípio) de dois garotos, o primeiro desserviço de O Terceiro Travesseiro é à comunidade MOGAI*, em especial aos homossexuais masculinos afeminados, já que o autor se vê no direito de, não uma, mas duas vezes tratar o ser afeminado como algo a ser ridicularizado. A perpetração de conceitos típicos da sociedade patriarcal, porém, vai muito além e poder ser vista também na forma como Beatriz é tratada, vítima de xingamentos misóginos jamais criticados ao longo do livro. E mencionei agressão entre parceiros, sinal de um relacionamento abusivo? O sexo não consensual? Tudo isso sem que um A de problematização fosse proferido. 

A tudo isto, soma-se ainda o desserviço que a história faz ao poliamor, já que o relacionamento a três não surge de um diálogo e do estabelecimento de igualdade entre todas as partes. Pelo contrário, Beatriz é quase como uma terceira parte intrusa, aceita, mas menos amada, menos desejada, menos essencial. Como sempre, ao encarar não apenas esta situação, mas múltiplas outras ao longo do livro, as personagens são superficiais, incapazes de agir racionalmente, de conversar em busca da resolução de seus problemas. A verdade é que tudo parece ser transformado em um grande esquema, sempre permeado de drama, efetivamente como em uma novela mexicana das mais absurdas, de modo que o livro se torna repulsivo.

Minha mais sincera recomendação é: não leiam este livro. A trama é ridícula, a escrita é atroz, as personagens são um pesadelo e nem sequer a mensagem que deseja passar é positiva. Se querem uma boa história que contenha um casal homoafetivo, recomendo The Song of Achilles.

Escrito em: 28/01/2016
Livro lido em: 26-27/12/2015




*Popularmente conhecida como comunidade LGBT, utilizo aqui um termo menos conhecido, porém mais abrangente e includente. MOGAI = Marginalised Orientations, Gender Alignments and Intersex; em português: orientações e alinhamentos de gênero marginalizados e intersex (em tradução livre, que não pretende negar a marginalização de indivíduos intersex, apenas optando por colocar o adjetivo antes por razões estilísticas) 

2 comentários:

  1. Boa noite amada linda! parabéns pelo blog lindo! faço parte do blog Agenda dos Blogs, estou te seguindo, beijinhosssssssssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir